Broas à moda do Tramagal

Olá!

Hoje é dia de receitinha no blog. E é uma receita especial!
Toda a minha vida cresci a comer estas broas nesta altura do ano (nos Santos). E posso dizer que gosto mesmo muito delas.
O que as torna especiais é que nunca as encontrei noutro sítio, a não ser no meu querido Tramagal. Recordo-me de a minha avó as fazer, a minha mãe, e ainda pessoas amigas que depois ofereciam. Por isso, seja onde for, sempre que tenho o prazer de comê-las, sinto-me em casa.



E, sem mais demoras, vamos à receita.

Ingredientes:

- 1 L de água
- 250 mL de azeite
- 250 mL de óleo
- 500 g de açúcar amarelo
- 500 mL de mel (se se utilizar apenas 250 mL de mel, utiliza-se 750 gr de açúcar)
- cerca de 50 g de erva doce
- cerca de 50 g de canela
- 1 kg de farinha sem fermento
- uma pitada de sal
- cerca de 200 g de miolo de noz

Confeção:

- Parte-se o miolo de noz aos pedacinhos e mistura-se na farinha.


- Coloca-se num tacho a água e o sal, o azeite, o óleo, o mel, o açúcar, a erva doce e a canela. Leva-se ao lume e mexe-se.
- Quando levantar fervura, deixa-se a ferver durante 15 minutos.
- Retira-se do lume e adiciona-se a farinha com as nozes de uma só vez.
- Mexe-se vigorosamente e volta-se a colocar em lume brando até a massa se desprender do fundo do tacho (atenção: neste passo é preciso força).


- Moldam-se as broas com o tamanho pretendido e a parte de cima é marcada com um utensílio que houver à mão. Neste caso usou-se a parte de trás de uma tesoura, mas também se podia ter utilizado a parte de trás da lâmina de uma faca e fazer quadradinhos.


- Leva-se ao forno a 220 ºC cerca de 15-20 minutos.
- Pulveriza-se com açúcar a gosto.


E já estão prontinhas a comer! Esta receita deu mais de 100 broas, embora o número dependa do tamanho que se faça, claro. E existem muitas variantes destas broas consoante o gosto de cada um: pode-se adicionar café ou não usar nozes ou mel. A receita que deixo aqui é aquela que fizemos e que eu adoro!
Não troco as broas da minha mãe por nenhumas outras... nem pintadas a ouro! São mesmo boas :)

Espero que gostem. :)
Bejinhos

Comentários

  1. Olá, Mariana, também sou filha da Terra e adoro as nossas broas, somente a minha mãe acrescentava um ingrediente um cálice de vinho do Porto, e substituía o açúcar amarelo por branco. Hoje resido no Pego, mas todos os anos mato saudades das broas da minha mãe. Beijocas doces

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Pelo que a minha mãe me disse percebi que há várias maneiras de fazê-las e que se pode brincar com os ingredientes. Outra coisa interessante foi ela dizer-me que antigamente só se colocavam nozes quando havia possibilidades financeiras para isso. Ou seja, havia anos em que se faziam sem nozes não por opção, mas porque não se conseguia comprá-las. Mas nunca se deixava de fazer. :) Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário