Antitússicos para tosse com expetoração? Nem pensar!

Olá a todos,

Hoje trago aqui uma temática que encaixa bem nestes dias (e provavelmente nos próximos meses). À semelhança do que aconteceu quando falei sobre os descongestionantes nasais, não quero apenas passar informação, mas alertar para o que se deve e não deve fazer.

Penso que já quase toda a gente teve uma bela tosse! E o que todos querem nesses momentos de aflição é que a tosse passe, dê por onde der.
Por outro lado, acredito que seja prática recorrente na farmácia serem questionados acerca se "É tosse seca ou com expetoração?". Esta pergunta não é inocente; muito pelo contrário, é extremamente importante como vão perceber ao longo desta publicação.

Mas antes vamos só clarificar estes conceitos essenciais:

Tosse seca - é aquela tosse irritativa que muitas vezes é referida como "tosse de cão". Também é aquela que frequentemente ocorre em casos de alergia e parece que se sentem penas na garganta.

Tosse com expetoração - ou tosse produtiva, é aquela onde está presente o chamado catarro ou escarro que basicamente é muco que convém ser expelido do nosso organismo.

Os antitússicos por regra atuam no sistema nervoso central e fazem com que o reflexo da tosse pare. Por outro lado, os expetorantes (ou mucolíticos) não foram concebidos primordialmente para que a tosse pare, mas sim para ajudar a expulsar a expetoração, frequentemente por tornarem o muco mais fluído e, portanto, fácil de sair. By the way.. é por esse motivo que nestes casos também é aconselhado beber mais água.

Agora a questão do título... Porque é tão importante não utilizar antitússicos para a tosse com expetoração? Porque os antitússicos, ao inibirem o reflexo da tosse não permitem que a expetoração saia. Esta, ao ficar acumulada, leva a que haja uma grande probabilidade de se desenvolver uma infeção das vias aéreas. Claro que é uma situação muito mais grave e complicada de tratar!

Para facilitar aqueles casos em que a pessoa diz que "É tosse seca, mas sai um bocadinho de expetoração!", atualmente existem ainda xaropes (ou pastilhas) que atuam em ambos os tipos de tosse. Geralmente são à base de produtos naturais ou homeopáticos.



Comentários