Descongestionantes nasais tópicos: usar, mas não abusar!

Olá!

Para nós, farmacêuticos, este é um tema vulgar e nada do que vou dizer é novidade.
Contudo, para quem não teve que estudar as ações e efeitos adversos dos fármacos, considero que é um tópico de grande importância e que deve ser largamente comunicado.

Quem nunca esteve constipado que mande a primeira pedra.
Se há quem não sofra de congestação nasal durante os episódios de gripes e constipações (SORTUDOS!!), há também quem não tenha essa sorte.

Associado às dores de cabeça, pingo no nariz, dor de garganta e tosse, o nariz entupido é mesmo daqueles sintomas que nos leva à beira da loucura... principalmente de noite quando queremos dormir e não conseguimos ou quando adormecemos e acordamos a meio da noite sem conseguir respirar!

A utilização dos descongestionantes nasais, particularmente em spray ou gotas, fazem-nos (literalmente) respirar de alívio! Admito que sou grande adepta, pois são autênticos líquidos milagrosos.

Mas.... não há bela sem senão! Quando utilizados indevidamente, ou seja, mais vezes por dia do que o estipulado ou mais tempo que o indicado, podem ter efeito rebound.. ou seja, em vez de descongestionar, acabam por deixar o nariz mais entupido. Daí ser muito importante cumprir a posologia indicada (2 ou 3 vezes por dia, dependendo da substância, durante não mais de 5 ou 7 dias; sendo que os mais recentes já aconselham máximo de 10 dias).

Como um utente na farmácia disse uma vez, "é pior que uma droga"! Uma pessoa vê-se obrigada a continuar a utilizar porque o nariz fica sempre entupido e é muito difícil deixar.

Nestas situações existem várias alternativas em que se pode apostar: a lavagem com água do mar (as hipertónicas têm efeito descongestionante), utilização de sprays à base de eucalipto e cânfora, vapores, entre outros.

Claro que os descongestionantes têm mais efeitos adversos, como todos os medicamentos. Contudo, eu quis alertar para esta situação de uso abusivo que pode acontecer mesmo sem querer.

Há que usar, pois garanto que aumentam muito a qualidade de vida... contudo, nada de abusar.

Beijinhos*

Comentários

  1. Costumo muito utilizar sprays com água do mar e até têm resultado. Sempre me disseram para evitar esses descongestionantes.
    // My Bunny Land Blog // Instagram // Última publicação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é o ideal. Estes descongestionantes devem ser sempre utilizados em último caso :)

      Eliminar
  2. Confesso que só os uso mesmo em caso extremo. Caso contrário, nem uso! Mas sim, eles são uma boa ajuda em muitos casos :)

    ResponderEliminar
  3. Verdade! Quando estou constipada só uso para dormir ou se for trabalhar... estar constipada e com máscara cirurgica é caso para desmaiar em 10 segundos ahahahah

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
  4. Eu nao uso descongestinante, eu uso um que é remedio mesmo e ajuda a abrir as vias. Estou a dois meses sem e já sinto a respiração pesada e precisando! :(

    nicenessbeauty.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário