Porque devo usar um sérum?

Olá :)

Hoje trouxe o sérum como personagem principal desta publicação por dois motivos: porque cada vez é mais popular e tem sido considerado tão essencial como um creme de dia e, por outro lado, por parte de algumas pessoas ainda há o desconhecimento daquilo que ele nos pode oferecer.

A pergunta do título é aquela que muitos utentes da farmácia fazem quando falo do sérum. E depois de explicar as suas potencialidades costumo ter como pergunta "Então para que utilizamos creme"?

Aqui dou a resposta...

Antes de mais, convém clarificar o que é um sérum: basicamente é um concentrado de princípios ativos que vão ter uma determinada ação (ex. hidratante, antirrugas, etc). Devem ser utilizados  depois da limpeza e antes do creme diário (alguns podem ser usados de manhã e/ou à noite, enquanto outros devem ser usados apenas à noite).

Devido à elevada concentração dos princípios ativos, obtemos resultados mais rápidos com os séruns.
Se a pele está desidratada... fica hidratada com mais rapidez;
Se o problema são as imperfeições acneicas... há séruns que até permitem reduzir as manchas provocadas pelas borbulhas;
Se procuramos redução das rugas e aumento de firmeza... as opções de séruns são infinitas e adaptadas a diferentes idades;
Se as manchas são uma preocupação... os séruns despigmentantes são uma opção.

Portanto... a principal diferença entre o creme e o sérum é efetivamente a concentração. Volto assim à pergunta que muitos utentes fazem: se o sérum é mais concentrado, porque não o utilizamos no lugar do creme?

O que permite aos séruns terem tão bons resultados é a sua textura aquosa e fluída que faz com que sejam absorvidos muito rápido e atuam essencialmente nas camadas mais profundas da pele.
Desta forma, é essencial ter o complemento (o creme diário de noite ou de dia) para atuar nas camadas superficiais da pele. Para além disso, como não atua na camada superficial, também não confere proteção solar nem nos dá aquela camada protetora contra os agentes externos que o creme nos oferece.

Assim sendo, eles não se substituem... complementam-se. :)

E vocês... já utilizam sérum?

Beijinhos*

Comentários

  1. olá. adoro o serum para o cabelo pois evito de ir para o cabeleireiro e esconde as pontas espigadas e dá o seu toque final um brilho espectacular.


    beijos

    ResponderEliminar
  2. oi!
    Eu estou testando alguns séruns :D e estou adorando os resultados, o da L'Oréal é otimo.

    ResponderEliminar
  3. Agora eu entendi a diferença, entre um serum e um creme, eu preciso muito de um serum.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário