Frio... para que te quero?

Olá a todos,

Agora que o frio se faz sentir (e bem) e as perspetivas de melhorar não são animadoras, venho realçar alguns cuidados que devemos ter nesta estação fria.

Antes de mais, não são só as baixas temperaturas que provocam secura e desconforto à nossa pele; o vento frio e a mudança de humidade também desempenham o seu papel. Particularmente as zonas que estão expostas ao frio são aquelas que sofrem mais com as descidas da temperatura e, ao mesmo tempo, as que são mais difíceis de proteger. E é exatamente delas que vamos falar de seguida:

Rosto
Tal como já referi anteriormente (aqui), devemos adaptar o nosso hidratante e até mesmo o desmaquilhante à altura do ano em que estamos. O frio pede fórmulas mais hidratantes e que deem maior conforto à pele. Destaco ainda que os cremes que têm fator de proteção (frequentemente SPF 30) podem ser uma boa aposta. Fazer máscaras hidratantes semanalmente também pode ajudar neste sentido.


Lábios
Inverno, cieiro e lábios gretados não deveriam relacionar-se tão bem como, de facto, acontece! Os lábios são uma das zonas mais expostas às agressões climatéricas e muitas vezes é difícil contornar esta problemática. Sugiro fazer-se uma esfoliação semanal, o que irá ajudar a destacar as escamas e abusar dos hidratantes labiais. Para além disso deve-se tentar evitar humedecer os lábios com a língua, pois em contacto com o vento e o frio, irá torná-los ainda mais secos. Aqui deixo a nota que os sticks para algumas pessoas podem não ser suficientes, pelo que os bálsamos labiais são sempre uma boa opção por serem mais nutritivos.


Mãos
À semelhança do rosto e dos lábios, as mãos têm tendência a ficar expostas nos meses frios, o que leva frequentemente a secura, vermelhidão, pequenas feridas e frieiras. Para além disso, as sucessivas lavagens a que estão sujeitas ao longo do dia ajudam a remover o filme hidrolipídico que as protege. Associado ao uso das luvas, nesta altura do ano é de apostar em cremes específicos para o cuidado das mãos, que tenham texturas humectantes e emolientes.


Deixo aqui dicas de produtos que eu sei que são bons para as várias situações. E agora que estamos preparados... toca a enfrentar o frio que ele não leva a melhor. ;)

Beijinhos*

Comentários