Ácido Hialurónico

O ácido hialurónico é quase como a poção mágica para proteger de todos os males que afrontam o nosso querido rosto! 
Para quem ainda não reparou, existem imensos produtos que na embalagem fazem reclame ao facto de terem ácido hialurónico na sua composição.

Mas afinal o que é esta substância milagrosa??

O ácido hialurónico é uma molécula de cadeia longa (um glucosaminoglicano) que funciona como uma "esponja" de água, pois tem a capacidade de atrair e reter cerca de 1000 vezes o seu peso em água. Isto acontece porque tem propriedades higroscópicas e é por esta razão que é uma das principais moléculas responsáveis pela hidratação da pele. Com a presença da água as fibras de colagénio mantêm-se esticadinhas, sob tensão, e a pele apresenta-se firme, preenchida e hidratada

Uma vez que é uma molécula natural da nossa pele, agora sabe-se que a pele mais jovem é muito rica em ácido hialurónico, sendo capaz de o repor diariamente. Contudo, logo após a adolescência e à medida que envelhecemos, a nossa pele vai perdendo a capacidade de produzir ácido hialurónico, o que leva à desidratação, perda de volume e, consequentemente, ao aparecimento de rugas.

Ora, o que acontece é que o ácido hialurónico não é propriamente uma moda, mas algo natural da nossa pele. E a indústria da cosmética não podia deixar passar esta grande oportunidade de nos presentear com uma série de produtos que permitem a reposição desta molécula.

Sendo assim, o ácido hialurónico está fortemente presente em produtos indicados para a hidratação da pele e também acaba por ser um grande aliado no cuidado de antienvelhecimento.



Comentários