Suplementos de Inverno

Quando o Inverno chega, nunca passa despercebido; geralmente vem acompanhado com as bem conhecidas e incómodas complicações da época: gripe, constipação, amigdalite, bronquite, entre outras.

Quando o nosso sistema imunitário está debilitado, as doenças atrás referidas desenvolvem-se com mais facilidade. Por esse motivo, este é o momento certo para as medidas preventivas que nos permitem desfrutar de um Inverno mais tranquilo e saudável.

Como já deve ter dado para perceber nalgumas publicações anteriores, eu sou adepta dos suplementos alimentares (Apetite por doces: STOP e Unhas resistentes... cabelo fortalecido). Se eles existem, por algum motivo é, e acho que podemos aproveitar todos os benefícios que nos proporcionam. Deste modo, quando associados a uma alimentação e estilo de vida saudáveis, existe uma série de suplementos alimentares que podem ajudar a fortalecer o nosso sistema imunitário, o que é ideal para esta altura do ano. São eles:

Vitamina C – É o suplemento mais popular desta época. A vitamina C é antioxidante e é um dos principais ingredientes no reforço da imunidade.

Selénio e Zinco – Para além de desempenharem outras funções benéficas no nosso organismo, também promovem o bom funcionamento do sistema imunitário. Existem inclusive imensos suplementos que combinam a vitamina C e o Zinco.

​Equinácea – A equinácia é outro essencial nos suplementos de Inverno. Ela atua ao nível do reforço das defesas naturais, ajudando a combater as infeções respiratórias.

Propólis e Geleia Real – São produzidos pelas abelhas e têm uma composição rica e complexa. São antimicrobianos naturais.

Vitamina D – A toma desta vitamina tem sido tema de discussão devido ao facto de haver bastante sol em Portugal. Contudo, como no Inverno estamos menos tempo expostos à luz solar, é defendido que nesta altura do ano o nosso organismo pode não ser capaz de produzir esta vitamina em quantidade suficiente.

E como não podia deixar de ser… Sempre que há a conjugação das palavras “Inverno” e “prevenção”, não podemos deixar de referir a importância da administração da vacina da gripe particularmente nos grupos de risco.


Comentários

  1. É verdade, inverno é sinal de doenças e havemos sempre de precaver ou para fortalecer o organismo para superar toda essa dose de doenças.
    O Piruças é um bocado desmazelado no que toca a tomar vitaminas. De vez em quando devia tomar... mas pronto sou teimoso. Ahah

    Boa continuação e boas festas.
    Cumprimentos Os Piruças

    ResponderEliminar
  2. esses suplementos sao mesmo ótimos pra evitar que fiquemos doentes no inverno

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  3. Porque prevenir ainda é o melhor remédio :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário