Fabulosamente em Madrid

Este fim de semana em Madrid que venho relatar foi uma viagem singular, inesperada e FABULOSA!

Tudo começou com um concurso de gestão em Farmácia Comunitária que se denominou "Game of Farma". Este projeto foi uma iniciativa da Farmácia Distribuição, com o apoio da Alter Genéricos. Todos os vídeos do concurso e entrevistas podem ser encontrados no site da netfarma (aqui).

Pois bem.. todos os prémios eram bastante aliciantes, mas o primeiro é sempre o mais desejado: a viagem a Madrid! O jogo foi muito engraçado, interactivo e renhido. Na derradeira pergunta arriscámos, o que nos deu a vitória e abriu as portas para esta viagem fantástica.


Antes de mais, achei Madrid uma cidade linda! Como não tinha muitas expectativas, fiquei absolutamente maravilhada pela arquitetura da cidade.
Outro aspeto que me surpreendeu imenso foi a hospitalidade e simpatia dos espanhóis. Cinco estrelas!

Onde ficámos...

Ficámos hospedados no hotel Ilunion Alcala Norte. Os quartos eram bastantes confortáveis e espaçosos, assim como a casa de banho. Posso adiantar que na primeira noite dormi como um bebé (daqueles que dormem a noite toda). O pequeno almoço também era bem servido. O único senão deste hotel é a distância significativa que fica do centro.
















Onde comemos...

O que mais se destaca em Espanha na área gastronómica são as Tapas. Experimentámos num restaurante perto do Mercado de São Miguel e gostei do conceito.



As restantes refeições foram feitas em restaurantes, alguns previamente escolhidos e outros selecionados ao acaso.





Neste âmbito, o que inicialmente me deixou mais desconcertada quando passeavamos pelo centro da cidade à hora do lanche foi não encontrar aquelas pastelarias com aromas e aspeto deliciosos que encontramos em Lisboa a cada esquina. Em contrapartida, tapas não faltam! Contudo, isso não nos impossibilitou de, no dia a seguir, nos deleitarmos com um fantástico waffle/crepe quando nos perdemos pelas ruas no centro da cidade.


O que visitámos...

Em primeiro lugar, fomos visitar as instalações da Alter Genéricos. Não foi a primeira vez que visitei a zona de produção e controlo de qualidade de uma indústria farmacêutica, mas gostei bastante. Aprende-se sempre muito, porque nenhum sítio é igual ao outro.


De seguida partimos para a descoberta da cidade...
O primeiro monumento que vimos foram as Portas de Alcalá, um dos símbolos da cidade. Fiquei muito impressionada com a beleza com que me deparei!



Mesmo ao lado está um parque enorme que se designa de Parque del Retiro. Provavelmente na Primavera terá uma beleza diferente; mas mesmo assim achei lindo! Tem um lago onde os turistas se podem deliciar em barquinhos a remos e o Monumento Alfonso XII é lindíssimo. Para além disso ainda se pode visitar o Palácio de Cristal e dar caminhadas prazeirosas pelos longos jardins.



Caminhando em direção à cidade propriamente dita, deparámo-nos com a Praça Cibeles, outro ponto turístico que nos deixou absolutamente deslumbrados, particularmente de noite com a iluminação de Natal.


A partir daí fomos para a Gran Vía que é a via mais popular de Madrid e onde se encontram várias lojas. Vale a pena percorrer aquelas ruas só para apreciarmos a arquitetura dos edifícios.



Entretanto chegámos à Plaza das Puertas del Sol onde estava a maior árvore de Natal da cidade e muita animação, quer de dia ou de noite. Nesta praça existem dois pontos que não se podem perder: o kilómetro zero de Espanha e a estátua do Urso e do Medronheiro que se tornou no símbolo da cidade.




A partir daqui facilmente chegamos à Plaza Mayor que é uma das praças mais emblemáticas de Madrid. Rica e bonita, encontrava-se completamente invadida pelos mercados de Natal que tinham bastante afluência.




Perto da Plaza Mayor encontramos o famoso Mercado de São Miguel, repleto de pequenos restaurantes gourmet.... e de pessoas! Aproveito para alertar que muito perto desta zona encontrámos uma rua fantástica de comércio, onde se podem comprar os habituais "recuerdos" a preços mais acessíveis.


Descendo esta rua fomos ter ao Palácio Real de Madrid que vale bastante a pena. É de uma ostentação imensa, como era de esperar. Tive apenas pena de não ver jardins lindos e cuidados a circundarem o palácio como acontece em muitos sítios semelhantes e notava-se algum descuido em algumas zonas. Em frente encontra-se a imponente Catedral de Santa Maria la Real de la Almudena. Na verdade, ela é tão bonita e trabalhada por fora que me deixou um pouco dececionada, uma vez que não vi a riqueza arquitetónica que esperava no seu interior.




O Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia também foi bastante interessante. Destaco a enorme tela do famoso quadro de Pablo Picasso, Guernica, que retrata a Guerra Civil Espanhola. Também se encontram vários quadros de Salvador Dali. No último piso não tivemos tempo de visitar a exposição dedicada à Segunda Guerra Mundial

Quando se visita uma cidade destas dimensões num fim de semana, há sempre muito que fica por ver ou descobrir. Realço vários locais como a estação de Atocha (apenas vimos ao longe), o Museu do Prado, o Templo de Debod e, claro, o Estádio Santiago Barnabéu.

Contudo, visitar uma cidade europeia com as ruas vestidas de luzes e um ambiente frio, mas que nos aquece o coração devido à altura do ano em que estamos, deixou-me com muita vontade de todos os anos visitar outras cidades na época natalícia.


Comentários

  1. Excelente post para quem quer conhecer Madrid durante um fim de semana. Parabéns.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário