Inesquecível... Santorini

Olá a todos,

Sei que as temperaturas já baixaram e que a chuva e o tempo fresquinho já deram ares de si, mas para fechar este ciclo das coisas boas das férias de verão, vamos terminar com a cereja no topo do bolo.
Há bastante tempo que eu sonho em ir ao México, mas agora posso dizer, que mesmo sem ir, acredito que umas férias em Santorini não fiquem nada atrás!

Onde ficámos

Em Santorini ficámos no Hotel Sunrise. Fica já a dica que alugámos 6 meses antes e mesmo assim já havia hotéis esgotados! Portanto, quem pensa ir passar férias a Santorini, aconselho a reservar assim que possível o hotel, sob pena de pagar o dobro ou o triplo (ou mais) se deixar para mais tarde.
Desde que chegámos o staff do hotel foi super simpático e deu-nos todas as indicações importantes para desfrutarmos da ilha ao máximo. Posso adiantar que nos deixaram umas lembranças na última noite (nunca nos tinham feito tal coisa) e mesmo na manhã que fomos embora nos serviram o que já tinham no pequeno-almoço (fomos para o aeroporto antes do pequeno almoço abrir) e tiveram o cuidado de nos dar algo para comer no caminho. O quarto e a casa de banho não eram de um luxo imenso, mas serviram perfeitamente. O nosso quarto dava diretamente para a piscina, onde passámos belos momentos de ócio. A única coisa a apontar era o facto do pequeno almoço não ser muito farto.

Como nos deslocámos

O nosso hotel estava localizado em Fira, onde eu aconselho a encontrarem alojamento. Como Fira é a capital de Santorini, é daqui que partem os autocarros para todos os cantos da ilha. Desta forma, conseguimos facilmente fazer diferentes dias de passeio. Cada bilhete custa 1,80€ pelo que não é uma fortuna e há muitos autocarros por dia. Apenas para Perissa pagámos um pouco mais (2,60€ por bilhete).

O que visitámos

Depois do passeio cultural em Atenas, optámos por fazer grandes programas de descanso em Santorini. Para quem está habituada à movimentada praia de Monte Gordo, achei que as praias eram pequeninas, mas tinham pouca gente, o que nos permitiu aproveitar melhor.

Kamari
Esta foi a primeira praia onde nos estendemos ao sol. É uma praia de areia preta (ou pedra preta!!). O rececionista do hotel disse-nos que era das praias mais românticas e bonitas, mas que custava um pouco ir à água por não ser areia fina. Não fizemos muito caso disso... Mas é verdade! A água tem uma temperatura ótima, mas para chegar e depois para sair é um caso complicado. Não sei se é melhor com ou sem chinelos! Se sem chinelos custa, com eles as pedras ficavam presas entre o pé e o chinelo e parecia que ainda custava mais! Vimos à venda uns sapatos fechados até ao cimo do tornozelo que pareciam super cómodos para ir a banhos por ali! Não obstante, num dia em que a decisão mais difícil era se nos virávamos de barriga para cima ou para baixo (o valor da espreguiçadeira na primeira linha da praia foi de 10€ por dia), foi um dia espetacular. Voltava já amanhã!

Perissa
Foi a segunda praia por onde passámos. Também é de areia preta, mas mais fina, pelo que não é um martírio chegar àquela água maravilhosa do Mediterrâneo. Nesta praia, as espreguiçadeiras das primeiras 3 linhas da praia custam 20€ e as restantes 10€ por dia. Tal como em Kamari, os restaurantes ao longo de toda a praia eram super apetecíveis e convidativos.

Oia
Pronuncia-se "Ia" e é desta pequena localidade que conhecemos aquelas fantásticas fotografias de Santorini com as cúpulas azuis e as casinhas brancas perto de um mar azul de perder de vista. Também é aqui, nesta ponta da ilha, que dizem que se vê o melhor pôr do sol, embora, na nossa opinião, ainda não tenha ultrapassado o fantástico pôr do sol que tivemos o prazer de assistir em Capri. Nós reservámos um dia para visitar Oia, mas depois achámos que uma tarde tinha bastado! Quando se chega, tudo é fotografável, tudo é instagramável. Aqui só se encontram paisagens fantásticas para tirar as melhores fotografias da nossa vida. As ruas são estreitinhas, mas recheadas de lojinhas e pequenos restaurantes.

Nós descemos até à Baía (Amoudi Bay) onde encontramos um mar com uma cor fantástica entre o verde e o azul turquesa. A partir daqui seguimos por um caminho de terra que foi ter a um género de "praia" entre as rochas. Embora tudo fosse ótimo e tivesse visto bastantes crianças, achei o caminho um pouco perigoso. Bem, descer é fácil. Mas para subir não se pode dizer o mesmo... Particularmente debaixo de um sol tórrido de verão e sem sombras para abrigar de vez em quando. Por esse motivo, existem muitos burros à disposição para ajudar a chegar novamente às casinhas. Nós optámos por não ter essa experiência. Quem sabe se não subiremos num burro na próxima!

Fira
Como já referi, é a capital de Santorini. As nossas expectativas não eram muito elevadas, mas a verdade é que aqui a vista é impressionante tanto de dia como de noite. Aliás, muito semelhante àquela que vimos em Oia no que diz respeito à encosta repleta de casinhas brancas e às ruas estreitinhas onde nos perdemos e nos encontramos. Mostro ainda o pôr do sol a que assistimos todos os dias que jantámos por lá.

Outras dicas

Ao contrário de Atenas, a água em Santorini não é potável, pelo que não se deve beber. Contudo, não há qualquer problema em lavar os dentes e tomar banho, como acontece noutros países.
Quando pedirem um café expresso e perguntarem se é curto, pode não ser boa ideia dizer que sim. É que o café curto deles é mesmo muito curto.. e não se paga menos por isso!!

Santorini é qualquer coisa de maravilhoso! E não senti que estivesse a abarrotar de pessoas por ser um destino que está na moda. Claro que há muitos turistas, mas não afeta tanto como pensei inicialmente.
Voltava lá.... e voltava já hoje. :)

Espero que tenham gostado e que vos inspire já para as próximas férias. Eheh