A apaixonante e vibrante ilha de Capri

Não conheço muitas ilhas, mas Capri.... oh Capri... ficas no coração. Que ilha mágica e maravilhosa. Adorei cada recanto e cada momento. Agora ficam as doces memórias dos dias veranis que por lá passei.

Chegámos à marina através de um barco (o único meio de transporte que nos leva até lá) que apanhámos no porto de Nápoles e a aventura começou...

Onde ficámos hospedados?

Antes de mais, convém referir que a ilha de Capri se divide em duas zonas distintas: Capri e Anacapri. A primeira é mais cosmopolita e turística, enquanto que a segunda é menos urbana, mais verde e mais calma.

Alugámos o quarto no Airbnb e ficámos agradavelmente hospedados no hotel Il Girasole, em Anacapri. A hospitalidade foi incrível desde o início ao fim da estadia. Quando chegámos à marina já estavam à nossa espera para nos levar para o hotel, o que facilitou imenso e reduziu um pouco aquele primeiro impacto de chegar a um local desconhecido e não fazermos a mínima ideia para que lado nos virar ou que direção seguir. Uma das senhoras da receção falava português e explicou-nos tudo o que precisavamos saber.

O pequeno almoço estava incluído e era bastante satisfatório. Podíamos ir para o exterior desfrutar da vista e do ar puro enquanto tomávamos o primeiro café da manhã.

A piscina também era bastante agradável, com uma vista fantástica sobre o mar, onde aproveitámos para descansar depois das longas caminhadas que fizemos.

E algo que não posso mesmo deixar de referir foi a vista privilegiada no hotel para um pôr do sol deslumbrante, com o Monte Vesúvio em pano de fundo.

O que visitar?

Os transportes que mais utilizamos para nos deslocarmos pela ilha foram os autocarros (frequentemente super lotados) e o táxi. Posso dizer com toda a certeza que nunca tinha visto autocarros tão pequenos (caso contrário não conseguiriam circular pelas estradas tão apertadas e com tantas curvas e contra-curvas) e táxis tão grandes (quase do tamanho dos autocarros!!). Na verdade o tamanho dos táxis foi uma das primeiras coisas em que reparei quando chegámos a Capri! Eram tão chiques!! Para quem se atrever, ainda há a possibilidade de alugar scooters.

Em AnaCapri...

A nossa primeira visita foi ao Monte Solaro, o ponto mais alto da ilha. Aconselho vivamente a irem lá de teleférico. A vista é soberba... É daqueles momentos em que ficamos tão deslumbrados com a paisagem que nenhuma fotografia consegue captar a essência da mesma. Aqueles momentos em que queremos registar para sempre na nossa memória o que os nossos olhos estão a ver. Foi, talvez, uma das partes da ilha que mais gostei. Uma vez lá no cimo, a vista é de cortar a respiração. É aquele primeiro impacto de que estamos mesmo num sítio lindo e ímpar.

A descida fizemos a pé, por insistência minha; contudo, devido ao facto de eu não ter calçado apropriado para caminhadas, acredito que a descida de teleférico poderia ter sido mais aprazível.

O centro histórico de AnaCapri é muito mimoso. Lá pudemos passear calmamente, de dia e de noite (toda a ilha é muito segura), longe da agitação dos turistas que se sente em Capri. Devido à proximidade do hotel, foi lá que acabámos por fazer a maior parte das refeições, em restaurantes escolhidos na hora.

O que ficou por ver foi a Villa San Michele. Passámos apenas por ela, mas acabámos por não entrar.

De todo o tempo em que estivemos lá, acho que a única coisa que me desiludiu foram mesmo as praias. Fomos à de Faro que é uma das mais famosas devido ao seu farol. Não havia meio metro de chão onde se pudesse estender uma toalha! Para quem está habituado às praias do Algarve, a diferença acaba por se notar bastante. A alternativa é o pagamento das espreguiçadeiras que acabámos por não utilizar pois já chegámos a meio/fim da tarde.

Em Capri...

O centro de Capri é bastante charmoso, com cafés chamativos e lojas de luxo apetecíveis. As bancas com limões e laranjas a pender em cima são tão mimosas... E os granizados de limão têm muita saída.

É aqui nesta zona que podemos visitar o Jardim de Augusto, onde temos uma das melhores vistas da ilha, particularmente dos Faraglioni (as famosas rochas no mar a poucos metros da costa), para tirar fotografias. Daqui também conseguimos ver as curvas da Via Krupp que foi construída por um milionário para tornar mais bonito o caminho entre a Marina Picolla e o centro de Capri.

A volta à ilha em barco coletivo (cerca de 16€) ou privado (cerca de 170€) é um passeio a não perder. O ar fresquinho que contrariava as altas temperaturas que se faziam sentir e a boa disposição dos tripulantes foi top! A explicação dos principais pontos turísticos tornou a viagem ainda mais interessante.

Destaco a visita à gruta azul que não se pode perder! Os barcos ficam parados à entrada da gruta e esperamos que nos venham buscar. Em alto mar passamos para os barquinhos a remos que são guiados com grande mestria pelos remadores. Na verdade, depois de ler sobre o assunto, tive receio da entrada (um buraquinho minúsculo), mas seguindo à risca as instruções de nos baixarmos (praticamente deitados) vale muito a pena! Tive pena de não ter tirado fotografias, mas a maneira como o sol espelha na água e lhe dá aquela cor azul intensa e fantástica não tem palavras.. E ainda melhora, com o remador a cantar em italiano enquanto nos passeia naquele pedacinho da gruta e nos diz para metermos a mão na água para dar sorte.

O outro ponto alto é quando passamos por baixo dos Faraglioni... Segundo o guia, os casais que dão um "French kiss" exatamente naquele sítio ficam juntos para sempre (para uma romântica como eu, teve aquele efeito de história de conto de fadas)!

Capri está na moda e percebe-se porquê. É linda, mágica e apaixonante. :)