A Vitamina D protege da Covid-19?

Como farmacêutica já vendi muitos suplementos alimentares para o reforço do sistema imunitário. Mas posso garantir que nunca fizeram tanto sentido como agora!

Já se perguntaram porque é que no inverno algumas pessoas se constipam e outras não? Apesar de ainda haver muitas incertezas e muito desconhecimento acerca deste novo coronavírus, eu acredito que em todas as infeções respiratórias virais (e não só), o sistema imunitário é essencial para combatê-las de forma mais eficiente.


A Vitamina D protege da Covid-19?

Esta é uma pergunta cuja resposta está a ser cientificamente investigada. Eu estou a gostar dos resultados e acredito que vocês também.

Estudos feitos nos Estados Unidos da América sugerem que ter níveis consideráveis de vitamina D no organismo é um fator importante para reduzir o risco de contrair o novo coronavírus, reduzir a gravidade dos sintomas e aumentar a sobrevivência dos doentes.

Em Espanha verificaram que a vitamina D pode contribuir para a recuperação dos doentes Covid-19 e reduzir a progressão da doença em doentes hospitalizados.

No Reino Unido foi recomendado que a população tomasse suplementos de vitamina D pelo menos de outubro a março por ter benefícios para a saúde no geral. 


E como conseguimos aumentar os níveis de vitamina D no nosso organismo?

A luz solar é a principal fonte de vitamina D. E, neste sentido, arrisco a dizer que em Portugal somos uns sortudos porque ainda temos bastante sol. Para além do sol, existem alguns alimentos que poderão fornecer alguma vitamina D, como os ovos ou peixes gordos.

Nestes últimos dias conseguimos perceber que o  inverno está a bater à porta, os dias estão mais cinzentos e o verão de São Martinho já era! A aliar a isso temos o confinamento e o recolher obrigatório que afetam milhões de pessoas no território nacional. Por isso, por muito que queiramos, quando não há sol, dificilmente conseguimos manter os níveis necessários de vitamina D no nosso organismo.

O que nos leva aos suplementos alimentares.


BioActivo Vitamina D

Para quem me tem acompanhado, sabe que sou super fã dos produtos da PharmaNord (podem ver a minha experiência contra o cansaço através do BioActivo Q10 forte ou a minha luta contra os doces usando o BioActivo Crómio). Todos eles seguem critérios rigorosos de qualidade e têm sempre estudos científicos a suportar a sua eficácia. Por isso, são poucos (se houver algum) os que não tomei ou aconselhei a utentes ou familiares.

O BioActivo Vitamina D são pequenas cápsulas de gelatina mole (mesmo quem tem dificuldade em engolir comprimidos não vai ter esse problema porque estas cápsulas são mesmo pequeninas) com 38 microgramas de vitamina D3 dissolvidas em azeite extraído a frio. Esta solubilização em azeite é essencial por ser uma vitamina solúvel em gordura (podem-se mastigar) e irá permitir o aumento da sua absorção.

A embalagem traz 80 cápsulas e deve-se tomar uma cápsula por dia às refeições. Portanto, dá para quase 3 meses e o custo é baixo, o que torna este suplemento muito atrativo para qualquer pessoa e qualquer bolso.

E claro, a vitamina D não tem apenas a ação de reforçar o sistema imunitário. Também está descrito para este suplemento que ele ajuda a manter os ossos e os dentes saudáveis, contribui para a absorção normal de cálcio e fósforo e ainda para a manutenção do normal funcionamento muscular.


Testemunho em tempo de Covid-19 

Quando estava positiva decidi reforçar o meu sistema imunitário com suplementos alimentares. Não sei se outros fatores poderão estar envolvidos ou não, mas a verdade é que dentro do meu foco de contágio, fui a única com resultado negativo quando repeti o teste pela primeira vez. Por esse motivo, acredito que realmente fez efeito e neste momento não estou um dia sem tomar o BioActivo Vitamina D. Porque a questão das reinfeções ainda não está bem esclarecida e porque vamos entrar no inverno e não nos podemos esquecer que as gripes e constipações (para além do novo coronavírus) também não vão deixar de aparecer.


Por isso, não deixem de se cuidar. Vamos entrar numa altura do ano complicada e devemos proteger-nos com todas as "armas" que tivermos à disposição.

Beijinhos



Comentários