Nutrir ou hidratar: qual a diferença?

Olá a todos,

Frequentemente os conceitos de hidratação e nutrição parecem ter o mesmo significado. Mas... nem tudo é o que parece!

Uma pele seca geralmente precisa de nutrição e/ou hidratação, enquanto que uma pele normal a mista pode pedir um bom hidratante.

Parece confuso... eu sei! Mas vou tentar clarificar estes dois conceitos.

Basicamente, o que diferencia um produto hidratante de um nutritivo são os ingredientes que estão na sua composição. Os cremes hidratantes são formulados para aumentar as reservas de água e dar preenchimento à pele, enquanto que os produtos nutritivos fornecem elementos essenciais para a vitalidade da pele e para a manutenção da sua função.

Um produto é rotulado como hidratante quando mantém ou aumenta o teor de água, particularmente na camada mais superficial da pele. Isto faz com que aumente a elasticidade e melhore a aparência da pele, tornando-a mais lisa, preenchida e com uma textura mais suave. É por esse motivo que os hidratantes já permitem prevenir as rugas.

Por outro lado e como o próprio nome indica, quando nutrimos a pele, estamos a dar-lhe os nutrientes que ela precisa, particularmente vitaminas, sais minerais ou outros compostos. A nutrição da pele pode ser obtida através de ingredientes emolientes (ex. manteiga de karité, óleo de côco ou de amêndoas doces) que deixam a pele macia e formam uma camada protetora que previne a perda de água ou através de ingredientes humectantes (ex. glicerina), que ajudam na reparação da pele e na manutenção da sua integridade.

Contudo, nunca devemos esquecer que tanto a hidratação como a nutrição também podem (e devem) ser feitas de dentro para fora. Ou seja, embora os efeitos sejam mais rapidamente notados com a utilização dos cremes, beber pelo menos 1 litro e meio de água por dia pode ajudar na hidratação, enquanto que a nutrição pode ser feita ao ingerir alimentos ricos em vitaminas, como por exemplo, as vitaminas C e E.

Beijinhos


Comentários

  1. ah. por acaso as vezes uso a expression nutrida para quando quero dizer que esta hidratada. mas pensando bem, tens toda a razao! existe uma diferença!
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Confesso que não conhecia essa definições com pormenores das diferenças entre nutrição e hidratação, então é claro que já amei ficar sabendo o que é cada coisa e quando devem ser usadas. Esses tipos de post são necessários demais, amei! Arrasou!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  3. Olá Mariana,
    Por acaso parecia-me que os dois contextos eram iguais até ler o seu artigo. O importante e o segredo está quando, não sabemos o que a nossa pele necessita. E para quem é mais ignorante na matéria (eu) é necessário pesquisar mais e obter mais informação sobre isso.
    Um beijinho :*

    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. oi!
    Que interessante :) eu achava que hidratação e nutrição eram a mesma coisa...Adorei!

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Eu nunca parei pra pensar em qual seria a diferença entre hidratar e nutrir, mas com certeza não são as mesmas coisas.
    Gostei da forma como você explicou e exemplificou. Ajudou bastante a entender melhor essa diferença.

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  6. Sim existe essa diferença, eu tenho problemas com oleosidade e é um dilema manter a pele sempre hidratada ou nutrir ela, é um sacrifício, as vezes me vem a confusão.

    ResponderEliminar
  7. Oi, moça!
    Gostei de saber a diferença!
    Minha pele é oleosa, sabe... Um horror! rs
    Mas obrigada pelas dicas! No entanto, eu senti falta de um pouco mais de especificidade para o meu tipo de pele. Por exemplo, minha pele não é seca, nem normal e nem mista. É oleosa.
    Mas enfim... Como disse, eu gostei demais de saber a diferença sobre hidratar ou nutrir.
    Beijinhos e sucesso!

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito de conhecer os detalhes que diferenciam a nutrição da hidratação da pele, é importante termos esse conhecimento para que os cuidados sejam mais específicos, dependendo das necessidades.

    ResponderEliminar
  9. Eu não entendo nada disdo, mas aprendo com você nesse post. Obrigado!!! Agora sei a diferença e, acredite: hidratar, para mim, é jogar água no rosto! Kkkk

    ResponderEliminar
  10. Ah eu não sabia. Eu tenho uma pele oleosa, eu até evitava passar óleos por cuasa disso, optava apenas por cremes. Mas agora vejo que é importante. Dependendo do estado da pele, pode até escolher um ou outro, mas os dois trazem um efeito mais intenso. Abraços!

    ResponderEliminar
  11. Post beeeeem esclarecedor! A gente sempre acha que um determinado produto é capaz de exercer as duas funções e isso nem sempre acontece né? No fim, saber do que se precisa é ideal para os cuidados com a pele. Parabéns pelo post!

    ResponderEliminar
  12. É mesmo muito importante este tipo de explicações!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário