A maravilhosa gastronomia grega

Olá a todos,

Hoje trago um post cheio de coisas boas!

Agradar-me à mesa é uma tarefa difícil, uma vez que eu sou um pouco... seletiva! Mas voltava à Grécia só pelas refeições, por isso podem imaginar como a comida grega é realmente BOA!

No ano passado estive em Itália e posso dizer que a hora da refeição foi sempre um autêntico martírio. Para quem não gosta de queijo, as opções não são muitas. E se juntarmos o não gostar de marisco, cogumelos, ananás e mais uma série de coisas... é para esquecer! Mais vale andar a sandes de Nutella o dia inteiro!
Para quem me acompanha aqui no blog sabe que este ano já estive em Espanha e que vim de lá deliciada com as Tapas! Para alguém tão seletivo é fantástico... Porque de vários pratos, algum se há-de gostar!

Mas na Grécia é tudo maravilhoso! Não temos que pedir vários pratos para gostar de um porque são todos deliciosos! E o melhor... a dieta mediterrânica é uma das mais saudáveis do mundo!


Mas antes de mostrar os restaurantes e as iguarias que provámos tenho que dizer que, na zona onde ficámos em Atenas (Plaka, uma das zonas mais turísticas da cidade), não era só a comida que era apetecível. As mesas pequeninas e delicadas com as toalhas  aos quadradinhos e todas perfeitamente arrumadas convidavam qualquer um a sentar.


E a nossa viagem gastronómica começa em 3... 2... 1...

Vyzantino Taverna - Atenas, Plaka

Foi o primeiro sítio onde nos sentámos e decidimos optar por um prato típico grego: gyros. Este não é nada mais nada menos que um kebab (carne de churrasco às tirinhas). Vinha realmente bem servido. Mais tarde voltámos a pedir este prato em Oia (famosa localidade de Santorini), mas não ficámos tão bem impressionados como neste primeiro encontro com este prato.


Pantheon - Atenas, Plaka

Este restaurante foi-nos indicado como pastelaria. E chegámos a comprar mercearia nesse sentido. Quando chegámos para jantar não havia mais clientes, o que nos pareceu estranho. Contudo, não vacilámos. Pedimos uma grelhada mista para dois e posso dizer que foi um dos meus pratos preferidos nesta viagem. Trazia tudo aquilo a que temos direito: vários tipos de carne perfeitamente confecionadas, batatinhas, dois tipos de molhos, saladas variadas e o famoso pão pita que acompanha grande parte dos pratos.
Só de pensar nesta refeição quase começo a salivar! Estava mesmo muito bom! E, por incrível que pareça, foi dos jantares mais baratos!!


MamaLena - Fira, Santorini

Depois de alguns dias a comer carne, decidimos optar por uma mista grelhada de peixe num restaurante indicado pelo rececionista do hotel. Posso dizer que foi o restaurante onde pagámos mais, mas menos gostámos do prato. Pareceu-nos que a maior parte do peixe não era fresco e as sardinhas... coitadinhas! Nem imagino pelo horror que passaram! Quase desfeitas e com uma rodela de tomate lá dentro, não nos deixou com vontade de comer mais. O pessoal foi simpático; sendo que no fim até nos ofereceram a sobremesa e deram-nos a provar o Ouzo que é uma bebida alcoólica típica de lá (que não adorámos). Mas mesmo assim, não voltámos.




Fanari Restaurant - Fira, Santorini

Este foi o primeiro restaurante com uma vista fantástica e romântica para o mar. Bom e relativamente barato. Eu optei por um Souvlaki de frango. Os Souvlakis basicamente são espetadas. A carne estava boa e muito bem acompanhada como se vê pela fotografia. A minha cara metade optou pela Moussaka que é um dos pratos gregos mais típicos e populares. É semelhante à lasanha, mas não tem massa. Provei e gostei! Aliás, gostámos tanto deste restaurante que voltámos!




Restaurante em Perissa, Santorini

Mesmo colado à praia e com uma vista de fazer inveja, neste restaurante (que não me recordo do nome) quis um prato mais levezinho e pedi uma salada César. Devia estar num mood fantástico, pois eu não sou pessoa de saladas e esta... comi e chorei por mais! Fez-me ver que posso ser saudável se quiser!!

Lithos - Fira, Santorini

Este foi o restaurante com melhor vista. Aqui voltei a pedir um Souvlaki, mas desta vez de peixe-espada. Não adorei! Não estava mau, mas os pratos de carne ganharam pontos nesta viagem. Aqui provámos uma das sobremesas mais conhecidas, com origem no Médio Oriente: a Baklava. É um doce bom, mas até eu que sou "doceaólica" achei que era too much em termos de doçura!




Outras apreciações

Tzatziki - é um molho de iogurte com alho e pepino que nem é preciso pedir, pois acompanha imensos pratos.

Iogurte grego - é ótimo! Não houve um pequeno-almoço em que não comesse iogurte grego! Ir à Grécia e não comer este iogurte é pior que ir a Roma e não ver o Papa.

Os supermercados - Em Plaka (Atenas) só encontrámos aquelas pequenas mercearias que vendem de tudo um pouco. Achei tudo caríssimo tendo em conta o tipo de estabelecimento. Cada garrafa de água de 1,5L custou cerca de 0,8€ e o pacote de leite mais barato e mais básico custou 1,9€! Por outro lado, em Santorini os preços dos supermercados eram muito mais em conta. Também gostei de ver que lá, no que diz respeito às frutas, temos opção de utilizar saco de plástico ou de papel.

E vocês, gostaram desta viagem gastronómica? Deu vontade de experimentar estas iguarias?

Beijinhos

Comentários