Nos caminhos de Gaudi

Olá a todos,

Hoje trago, finalmente, a última publicação de Barcelona: o passeio propriamente dito.

Fomos apenas um fim de semana e aviso desde já que não é suficiente para ver todos os pontos turísticos da cidade! Vamos ver como correu:

Dia 1

Abarcámos nesta aventura numa sexta-feira, dia 3 de maio. Em Portugal estava um calor dos diabos... Em Barcelona estava frio e chuva! Segundo aviso: informaram-nos no  hotel que nos meses de Abril e Maio o clima é muito instável: num dia pode chover a potes e no dia seguinte fazer um sol radioso. Tal e qual o que nos aconteceu.
Portanto, no primeiro dia, desde que aterrámos até que nos deitámos nunca parou de chover! Vimos mais chuva num dia em Barcelona do que em Portugal no ano inteiro!
Por esse motivo, a primeira coisa que fizemos quando chegámos ao hotel, literalmente a pingar, foi perguntar onde podíamos encontrar chapéus de chuva. A rececionista encaminhou-nos para o género de uma Feira da Ladra enorme, o Mercat Fira de Bellcaire Els Encants. Pelo preço, comprámos dois chapéus de chuva, sendo que um deles a partir do momento em que abriu, nunca mais fechou!! eheh...
Ansiosos por visitar a cidade, o primeiro ponto turístico de eleição foi a Sagrada Família, pois pensámos que os monumentos em que pudéssemos entrar seriam o ideal a visitar naquele dia chuvoso. Mas.... quando perguntámos onde podíamos comprar o bilhete, avisaram-nos que apenas se compravam online e que naquele dia já não era possível!
Terceiro aviso: Comprem tudo online antes de irem para Barcelona!



Conformados, seguimos para a casa Battló, outra obra fantástica de Gaudi. Não tivemos sorte pois o exterior estava a ser remodelado. E... após 20-30 minutos numa fila à chuva, quando estávamos próximos da entrada, percebemos que era a fila errada: aquela era para quem já tinha o bilhete! Acabámos por programar a visita para o dia seguinte.
Não nos dando por vencidos, a pé, dirigimo-nos para a casa Milá, também chamada de La Pedrera. Optámos por vê-la só por fora e reservar a vista daquelas lindas chaminés para uma próxima viagem. É um edifício lindo!


Posteriormente, passeámos pelas famosas Ramblas...


...e fomos ter a um dos locais mais fantásticos que vimos naquele primeiro dia: o Mercado La Boqueria. Está tudo tão arranjado e tão apelativo que apetece comprar tudo! Embora tenha a parte do talho, da peixaria e por aí fora como todos os mercados, o que salta logo à vista é mesmo a fruta. Pelos baixos valores, é mesmo pecado não provar aqueles sumos. Nós brindámos com sumo de framboesas e côco que estavam absolutamente deliciosos.





Já cansados e com os pés molhados, acabámos por não nos aventurar muito no Bairro Gótico e fomos a pé (mais molhados já não ficavamos) até ao hotel de forma a desfrutar das lindas paisagens citadinas que Barcelona nos oferece.

Dia 2

Acordámos com um lindo dia de sol! Até parecia que o dia chuvoso da véspera tinha sido mentira!
Esta manhã foi reservada aos amantes de futebol: uma visita completa e com direito a áudio-guia no Camp Nou, o estádio do Barcelona. Para falar a verdade, até estava curiosa para ver este museu, uma vez que já fui ao do Sporting e, na altura, referiram que apenas o do Barcelona era maior que o nosso. Tendo em conta todas as modalidades de cada clube, não tenho a certeza que seja mesmo maior, mas posso ser suspeita.



Posso adiantar que a visita ao estádio permite estar em todos os sítios a que temos direito: três partes diferentes das bancadas, sendo que achei super interessante ver uma pequena capela no túnel que dá acesso ao relvado, passagem pelos balneários, pela sala de imprensa e no final vamos parar, como não podia deixar de ser, a uma loja enormíssima que quase parece um centro comercial.



Depois de almoçar nas imediações do estádio, dirigimo-nos a Montjuïc, onde pudemos usufruir de vistas lindíssimas da cidade. Chegámos lá com facilidade através de um funicular e passeámos calmamente pelos jardins. O Castelo ficou por ver, pois tínhamos o tempo contado e estava uma fila enorme para o teleférico.



De seguida descemos e fomos visitar (finalmente) a casa Battló. É uma visita mágica e mais não vou adiantar para não servir de spoiler a quem nunca visitou. Particularmente para os entendidos de arquitetura, vão tirar as dúvidas de que Gaudi era mesmo um génio!



Daqui seguimos cheios de energia para a inacabada Sagrada Família, já com os bilhetes que nos davam acesso ao interior. Por fora é absolutamente fabulosa, repleta de pormenores fantásticos. Por dentro não fica atrás! Fiquei maravilhada com o teto e com os vitrais, estrategicamente dispostos que nos proporcionam brilhantes espetáculos de luzes. Volto a repetir: Gaudi era um génio!




Neste dia decidimos jantar no Bairro Gótico. Tenho pena de já ser de noite e não ter conseguido tirar fotografias daquelas ruas estreitinhas, mas tão características. Vale muito a pena passear por lá. Depois de jantar passámos pela imponente Catedral de Barcelona que se situa no Bairro Gótico e seguimos alegremente para a famosa Font Màgica de Montjuïc que promete um fantástico espetáculo de cores e som. Mas... chegámos com uma hora de atraso! Portanto, novo aviso: não fazer como nós e ver a que horas é o espetáculo, que varia consoante a altura do ano.



Dia 3

Deixámos esta manhã para visitar o Parc Güell. Fomos de metro e a subida desafia a condição física de qualquer pessoa. Mas chegámos de boa saúde e a tempo de passear naquele pedaço de natureza. Mais uma vez, tivemos direito a vistas lindas de Barcelona. Para desilusão e como tínhamos que ir para o aeroporto, não tivemos coragem de nos meter nas filas infindáveis para as famosas varandas. Tiveram mesmo de ficar para a próxima.




De seguida fomos buscar as malas ao hotel, passando antes pela Sagrada Família para fotografar o outfit para o post Fantasia em Barcelona. É verdade... podemos não ter visto tudo mas a Sagrada Família não foi uma delas!! eheh..

Outras informações úteis

Como deslocar: Quando chegámos e quando partimos, utilizámos o metro de e para o aeroporto. O valor de cada bilhete é 4,6€. Embora em todas as paragens onde saímos não fosse preciso passar o bilhete à saída como acontece em Portugal, no aeroporto é necessário, pelo que é mesmo preciso ter o bilhete específico do aeroporto. De resto, é uma cidade que dá perfeitamente para conhecer a pé. Como tivemos azar no primeiro dia com a chuva, no segundo dia acabámos por comprar os bilhetes com 10 passagens (custa pouco mais de 10€) para conseguirmos chegar mais rápido aos sítios.

Onde ficar: O hotel onde ficámos hospedados foi o SM Hotel Teatre Auditori. Penso que ficava muito bem localizado, mas não foi de longe o melhor onde ficámos. Para falar a verdade, esperavamos mais e melhor tendo em conta o preço. Contudo, não podemos esquecer que Barcelona é uma cidade cara! Quanto ao pequeno almoço, foi satisfatório.

Onde comer: Desta vez, e como já vai uma publicação extensa, optei por colocar esta informação à parte. Podem consultar aqui: Barcelona - onde comer?.

E mais uma vez aviso: comprar previamente os bilhetes pela internet é a opção mais inteligente. Filas, filas, filas é o que podem esperar. Se já estava assim no primeiro fim de semana de maio, nem imagino como será na época alta!

Pode ter sido uma viagem cheia de peripécias, mas a verdade é que são estas que ficam na memória. E com tanto que ficou por ver... como não regressar àquela linda cidade??

Beijinhos

Comentários

  1. Parece uma cidade linda! :)
    Penas essas peripécias mas parece-me que foi uma viagem que compensou!

    https://aritateixeira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Quero muito ir a Barcelona :). Boas dicas!
    Comprar tudo online é uma dica must em todas as viagens, no Secundário a minha viagem a Londres foi organizada pela escola e não o fiz, e resultou em filas filas e filas.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Adorei o teu guia e Gaudi era mesmo um génio eu estudei arquitectura!!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  4. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Que barato e que dias incríveis <3
    Beijokitaz



    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderEliminar
  5. oi!
    Barcelona é um lugar maravilhoso :D espero conhecer um dia, as fotos estão belíssimas. Amei <3

    ResponderEliminar
  6. Olha o tamanho desses morangos!!!!!!!!!!!!
    Realmente, tudo nesse mercado dá vontade de levar.
    QUe viagem incrível♥

    ResponderEliminar
  7. que lugar lindo!!!
    nunca pisei fora do brasil, mas sonho conhecer barcelona
    adorei suas fotos

    ResponderEliminar
  8. Mariana agradeço por compartilhar esse momento lindo! Mas que lugar maravilhoso e encantador

    ResponderEliminar
  9. Realmente... Para ver tanta coisa linda e muito mais um fim de semana é muito pouco. Adorei conhecer Barcelona através desse blog lindo. Parabéns pelo tour maravilhoso. Bjus

    ResponderEliminar
  10. Quanta coisa p4a.comhecer né? Encantada com esse lugar.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário