Carinha laroca... e protegida!

O Verão já chegou!! Não se nota, mas já chegou!!
Por isso, aqui estou eu com um tema que cheira a férias, sol e descanso.

Apesar de existirem protetores que podem ser usados tanto para o rosto como para o corpo (ou que não devem, mas as pessoas usam à mesma - e eu já fui uma dessas pessoas durante muitos anos), é sempre bom conhecer e apostar em produtos que sejam indicados para cada zona, pois as necessidades da pele provavelmente não serão as mesmas no corpo inteiro: a pele do corpo pode ser seca e precisar de hidratação extra e a do rosto ser oleosa ou sensível, por exemplo.

Por esse motivo, hoje vim falar do que devemos apostar para a proteção solar no nosso rosto, de acordo com o tipo de pele que temos:

Pele mista, oleosa ou com tendência a acneica

Para este tipo de pele devemos usar protetores solares oil free ou em gel, sem gordura nem álcool. Deste modo, o protetor não obstrui os poros e matifica a pele, deixando-a sem brilhos indesejados. Acrescento ainda que existem protetores específicos para a pele com acne e que no caso da pele mista ou oleosa frequentemente aparece a designação "fluído". Lembro de há bastantes anos comprar um fluído que mesmo assim deixava a pele super brilhante. Hoje em dia já há formulações fantásticas que nem parece que temos um protetor solar no rosto.

Pele seca

Quem tem pele seca deve apostar em cremes ou leites visto que protegem e hidratam ao mesmo tempo. Usar um fluído pode deixar a pele com um défice lipídico e fazer com que a sensação de repuxar e de secura aumente consideravelmente. Para quem tem a pele seca ou desidratada, protetores solares com propriedades antioxidantes e calmantes também são boas opções.

Pele sensível ou reativa

Neste caso, o ideal será utilizar protetores minerais com um elevado índice de proteção e fórmulas hipoalergénicas. Isto porque os filtros químicos podem levar à sensibilização da pele. Antigamente os protetores minerais eram mais utilizados nas crianças: os conhecidos protetores difíceis de espalhar que deixavam a pele toda branca. Hoje em dia, já há imensas opções minerais exclusivas de rosto, cuja aplicação é  tão agradável como qualquer outro protetor.

Alerto ainda que, para quem não gosta de ter uma pele muito clara no início do verão, uma opção são os protetores com cor. Eu sou uma grande fã destes, particularmente dos compactos (o que aparece na fotografia abaixo com espelho), pois muitas vezes aplico dispensando a base. Embora o nível de cobertura não seja tão grande, ajuda sempre a dar um ar mais saudável e uniforme à pele. Neste sentido, já existem protetores para pele oleosa, seca, atópica, com manchas ou rugas.

Espero que tenha sido útil e... BOM VERÃO!

Beijinhos

Comentários

Enviar um comentário