Calor: o que muda na rotina de limpeza?

Esta publicação já vem tarde... como o calor este ano!

Em abril coloquei a questão: Devemos utilizar o mesmo creme ao longo do ano?. Pois bem... Efetivamente devemos adaptar o nosso creme diário às necessidades da nossa pele, que podem mudar consoante a estação do ano em que nos encontramos, como consequência do clima que se faz sentir.

Contudo, não referi que, para além do creme, existem outros cuidados que podemos adaptar.


Uma vez que eu alterei a minha rotina de limpeza da pele, venho dar a conhecer os meus cuidados neste âmbito:

À noite....

Para quem me segue desde o início sabe que eu sou super fã das águas micelares, às quais dediquei o primeiro post deste blog (que podem ver aqui). A minha preferida é sem dúvida a água micelar Sensibio H2O da Bioderma. Uma vez que estes sistemas micelares são perfeitos para desmaquilhar, utilizo sempre à noite, depois do dia de trabalho ou de lazer, para obter uma limpeza o mais efetiva possível.

40215529_2100326529986732_7076578671703621632_n


De manhã...

Foi aqui que fiz a maior alteração da minha rotina de limpeza, trocando a água micelar por um gel de limpeza (no meu caso utilizo o Sensibio Gel Moussant da Bioderma, que é específico para a pele sensível). E porque o fiz? Porque nesta altura do ano sabe bem limpar com água! No verão ou no tempo mais quente, a pele tende a ficar mais oleosa. O gel de limpeza ajuda a tirar essa oleosidade em excesso e dá sempre aquela sensação purificante. Após o gel, e para completar a limpeza de pele matinal, aplico um tónico. De momento estou a utilizar o tónico hidratante da Diadermine que se encontra nos supermercados.



Cuidados complementares...

Sou da opinião que se deve ter sempre especial atenção com o contorno dos olhos. No meu caso em particular, que tenho pele atópica, esta zona adquire uma sensibilidade aumentada. Posso dizer que encontrar algo específico para o contorno ocular que não leve a descamação intensa, inflamação e prurido é um autêntico desafio! Neste momento, para além da água micelar para pele sensível e intolerante que estou a usar, nos casos em que preciso de fazer uma maior higienização do contorno dos olhos, utilizo umas toalhitas específicas para a higiene das pálpebras, cujo nome é Blephaclean e que se encontram facilmente em farmácias. O que me convenceu a experimentar? Quando o produto me foi apresentado pelo delegado, ele fez um risco com uma caneta na mão e, com uma única passagem de uma toalhita, o risco foi completamente limpo (sim, como vemos nos reclames dos produtos de limpeza)! Estas toalhitas não têm perfume, conservantes e podem perfeitamente ser utilizadas pelas pessoas com um contorno ocular extremamente delicado. Tanto é que até estão indicadas para utilização após procedimentos oftalmológicos.

40187737_2025219840863054_2260058597708791808_n

Outro cuidado de higiene que não devemos descurar é a esfoliação que faço cerca de 1 a 2 vezes por semana (aqui), pois só assim conseguimos que os restantes produtos consigam exercer a ação para que são utilizados. O esfoliante de rosto que utilizo é o Clean & Clear específico para pontos negros.

Comentários