Os cuidados da pele intolerante

Continuando no tema da pele sensível e intolerante, hoje trago aqui alguns cuidados que se devem ter, assim como as minhas impressões sobre os produtos que utilizo neste sentido.

Em primeiro lugar, quem tem pele intolerante deve, sempre que possível, optar por produtos em cada passo da rotina que possam simultaneamente exercer o efeito pretendido e ajudar a acalmar a pele. Deve-se ainda usar o menor número possível de cosméticos e produtos pouco ou nada perfumados que tenham fórmulas hipoalergénicas e sem conservantes.

Existem produtos especificamente formulados para a pele sensível, intolerante e/ou reativa que têm como objetivo hidratar e reduzir a sensibilidade cutânea. Regra geral, estes produtos têm o menor número possível de ingredientes nas suas fórmulas com o intuito de reduzir o risco de reação.

Neste sentido, aqueles que estou a utilizar no momento são os seguintes:

Hydrance Intense Sérum Reidratante (Avène)

Este sérum consiste num cuidado dedicado à pele sensível desidratada, tendo um “efeito reservatório de água”. Tal como os outros séruns, deverá ser utilizado depois da limpeza e antes do creme habitual, podendo ser usado apenas uma vez por dia, pois a hidratação é conferida durante 24 horas.

Este sérum é muito fluído, pois é constituído por 77% de Água termal D’Avène, ajudando a suavizar e acalmar a pele. Inicialmente não sentia uma hidratação tão forte como acontece com outros séruns mais “gordos”, com grande percentagem de glicerina. Contudo, apercebi-me que a absorção deste sérum é muito mais rápida e, neste momento, não o dispenso na minha rotina diária.

29995362_2008183979209220_1819431243_o


Toleriane Ultra Contorno de Olhos (La Roche Posay)

Comprei este creme numa altura em que estava com dermatite atópica muito exacerbada no contorno dos olhos e este foi o creme mais indicado que encontrei.

As embalagens da gama Toleriane Ultra são herméticas, o que significa que o creme não volta para trás, como acontece na maior parte das embalagens, prevenindo assim possíveis contaminações e oxidação dos ingredientes.

Este cuidado é hidratante e ultra-apaziguante, sendo indicado nos papos e sinais de desconforto cutâneo do contorno dos olhos ultra-sensível e pode ser usado por portadores de lentes de contacto.

Apesar de todas as características que beneficiam este produto, não estou a adorar! Continuo com algumas crises nas pálpebras (embora não sejam tão críticas como anteriormente) e sinto que preciso de um cuidado com um poder de hidratação superior de forma a combater pequenas rídulas e rugas de expressão que já vão aparecendo. Contudo, a busca por um creme de olhos antienvelhecimento para uma pele sensível e intolerante é crítica e delicada.

29995292_2008183952542556_1339768924_o


Sensibio Tolerance+ (Bioderma)

Este é o meu cuidado hidratante de dia que foi especialmente formulado para pele intolerante, alérgica e hiper-reativa. Este creme aumenta o limiar de tolerância da pele e fortalece a barreira cutânea.

O meu feedback deste produto é bastante positivo, pois sinto a pele mais hidratada e confortável. Este produto ainda tem mais um benefício: para quem quer apostar apenas num produto, ele foi concebido de forma a poder ser aplicado nas pálpebras.

29943099_2008184029209215_1523658662_o


Toleriane Ultra Noite (La Roche Posay)

Este é um creme nutritivo (como acontece com a maioria dos cremes de noite), mas não comedogénico. Consiste num cuidado de noite especialmente designado para a pele reativa, ajudando a desintoxicá-la durante a noite.

Este cuidado de noite aconselho vivamente. Depois da sua aplicação (após a limpeza da pele), sente-se logo um grande conforto. E assim aplicamos um creme que trabalha no bem-estar da nossa pele durante a noite enquanto nós repousamos tranquilamente.

29955848_2008184039209214_45203092_o

Comentários