A enxaqueca e o café

A enxaqueca é um tipo de cefaleia (dor de cabeça) tão complexo, comum e incapacitante, que certamente voltarei a falar dela no futuro. Contudo, não quis deixar de dar já resposta a uma questão relativamente frequente: o café melhora ou piora a enxaqueca?

Acabei por fazer uma pesquisa rápida no google, pois é aquilo que a maioria das pessoas faz quando tem este tipo de questões. Fiquei surpreendida! As respostas nos vários sites levam para direções tão diferentes (e opostas) que deixa uma pessoa completamente confusa!

Por esse motivo, desfrutando das minhas bases de farmacologia em combinação com uma pesquisa de artigos científicos recentes (de 2018 e 2017), venho aqui deixar a minha resposta a esta pergunta.

O café pode efetivamente favorecer o alívio da dor da enxaqueca por ser vasodilatador (aumenta o diâmetro dos vasos sanguíneos). Esta ação é tão importante porque quando temos uma enxaqueca, os capilares da área cerebral contraem-se, o que contribui para as dores. Por esse motivo, tomar um analgésico seguido de um café poderá contribuir para que esses capilares se dilatem, o que reforça a eficácia do medicamento e acelera o alívio da dor.

Comentários