Florença, a peça de arte italiana

Olá,

Já fui a Florença há alguns anos, mas não podia deixar de dar o meu testemunho desta viagem no blog.  É difícil não ouvir boas críticas de um cidade linda como esta. :)

Com amigos... partimos à descoberta.



Onde ficámos

Chegámos no comboio, diretamente de Bolonha, e fomos ao hotel deixar as malas. O hotel escolhido foi o Hotel Donatello, muito bem localizado no centro de Florença. A partir de lá fomos a pé para todos os pontos da cidade.
Os quartos eram bons, sendo que no nosso caso optámos por quartos com 4 camas individuais, o que não é fácil de encontrar. A decoração era de estilo florentino como se vê pelas fotografias. Até chegarmos aos quartos, os corredores pareciam autênticos labirintos, o que permitiu fazer uns vídeos engraçados. O pequeno almoço também foi satisfatório.




O que visitámos...

Primeiramente, falando de Florença, falamos em calçado confortável, pois há muita caminhada para fazer e degraus para subir.
Um dos principais monumentos que ficou na minha memória foi, sem dúvida, a Catedral de Florença, mais conhecida por Duomo de Florença. As cores, verde e branca, e o seu design no geral, transformam este monumento numa peça singular.





A parte preferida foi quando subimos à torre que está ao lado do Duomo, o Campanário de Giotto. Depois de 414 degraus (sim... 414 degraus e várias paragens pelo meio para respirar.. ufff), chegámos ao telhado, mesmo à hora certa! Com uma vista de cortar a respiração, ouvimos os sinos de inúmeras igrejas a baterem as 12 badaladas (meio dia), o que, juntando a um nevoeiro ligeiro, tornou a nossa experiência ainda mais mágica.



De volta à vida real...  a descer, todos os santos ajudam.

A praça da República (ou Piazza della Repubblica) também é um ponto turístico que não se deve deixar de visitar de dia e/ou de noite.



Mas a praça mesmo obrigatória é sem dúvida a Piazza de La Signoria. Os pontos turísticos são tantos que nem sei por onde começar. Talvez pelo Palazzo Vecchio que contém a torre mais alta de Florença. Por fora conseguimos ver a réplica de David.





Do lado esquerdo existe uma fonte imponente chamada Hércules e Cacus e do lado direito existe todo um "desfile" de estátuas com forte significado mitológico.



Na nossa caminhada pela cidade não poderíamos deixar de apreciar a riqueza das Portas do Paraíso que ilustra várias passagens bíblicas.


A Ponte Vecchio, a ponte mais icónicas de Florença (e talvez uma das mais ricas do mundo), é linda, linda, vista ao longe ou quando a atravessamos. Qualquer fotografia que se tire dela parece digna de um postal. O que a torna tão única é que esta ponte só tem joalharias! Quem não quer dar lá uma voltinha? :)



Depois de passarmos a ponte ainda nos atrevemos a visitar o Palazzo Pitti com todas as suas galerias e passeámos pelos Jardins de Bobolli. Tivemos pena de não ser Primavera, o que provavelmente avivaria a beleza destes Jardins, mas ainda assim voltaríamos a visitá-los em qualquer altura do ano.





Temos fotografias riquíssimas de vários monumentos com os quais nos cruzámos. Contudo, creio que esta publicação ficaria enorme se colocasse tudo. Como estamos em Itália, seria de estranhar se não visitassemos variadas igrejas e basílicas, cada uma mais bonita que a outra.





Pelos museus...

O primeiro museu que visitámos foi a Galeria Dell'Academia onde encontrámos a linda escultura de Michelângelo, o David (não, não é um David qualquer, é O David!). Arrisco a dizer que ir a Florença e não ver o David é o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa. Com pena minha não posso colocar aqui fotografias, pois não era permitido tirá-las. A estátua é maior do que esperava e tem uma perfeição de detalhes fantástica.

O segundo museu que visitámos foram as Galerias Uffizi. Para quem aprecia arte este é o museu ideal. Tem uma coleção impressionante de quadros (alguns deles fiquei impressionadíssima com o tamanho) de vários pintores célebres como é o caso de Da Vinci, Caravaggio, Rembrant e Botticelli. A peça mais conhecida que encontrei foi o Nascimento de Vénus.

Contudo, para quem não conseguir visitar o interior dos museus, quero ressalvar que toda a cidade é uma peça de arte, um autêntico museu ao ar livre. Esta imagem mostra que em cada canto, em cada esquina, se respira arte!


Florença também está numa localização geográfica ótima para visitar outros cidades italianas. Nós optámos por ir a Pisa, onde acabámos por perder apenas cerca de metade de um dia. Excluindo a Torre de Pisa, onde tirámos a foto da praxe, acabámos por não explorar muito outros recantos desta localidade.



Florença... tanto que vimos em momentos bem passados... e ao mesmo tempo, tanto que ficou por conhecer.

Comentários

  1. Itália é um dos meus países favoritos para passear! E Florença é uma das cidades obrigatórias a visitar! Gostei das tuas fotos :)
    Beijinho e boa semana

    https://sosweetgirlythings.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Itália foi o primeiro país que visitei além fronteiras e fiquei muito impressionada. :)

      Eliminar
  2. Sem dúvida é um lugar lindo. Gostaria de visitar um dia.
    Gostei da cabeceira da cama, bastante típica.
    Acredito vivamente que é uma viagem muito boa. Vai entrar para os meus destinos a visitar. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada cidade italiana tem a sua magia, mas escolhendo uma para visitar, acho que Florença pode ser a ideal. :) Beijinhos

      Eliminar
  3. Uau! Que lugar incrível. Ainda não tive a oportunidade de conhecer, mas fiquei super curiosa.

    Laura Militão

    ResponderEliminar
  4. Com certeza é uma das cidades que quero conhecer, pela beleza, arquitetura e a história.

    ResponderEliminar
  5. Nossa, que incrível! Eu sonho em viajar para a Europa, principalmente para a Itália. Esses lugares em que a gente respira história são tão apaixonantes!

    Com certeza você deve ter aproveitado bastante! 😍😍😍

    ______
    Sobre mim:
    Jovem estudante entusiasta de Psicologia que sofre com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). No meu blog você vai encontrar desde artigos técnicos informativos de Psicologia, Psicanálise e Saúde Mental, a também reflexões, desenhos e poemas de minha autoria.

    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    📷 Instagram: @garotodeoutroplaneta
    💬 Twitter: @Garotodeoutro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Itália é linda mesmo, mas eu convido a vir conhecer Portugal ;)

      Eliminar
  6. Italia realmente deve ser um destino fantástico a ser conhecido, a cidade respira história e arte, com certeza uma experiência fantástica

    ResponderEliminar
  7. oi!
    Eu amo a Itália é um lugar incrível e Florença é lindo, eu adorei essa catedral é belíssima <3

    ResponderEliminar
  8. para começar parabéns pela qualidade das fotografias aquase que dá para ir diretamente a florença sem sair de casa. se um dia tiver oportunidade gostaria de visitar essa cidade como toda a Itália. lindo

    ResponderEliminar
  9. Gostei de ler e adorei as fotos! Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  10. Que post rico!
    Nossa estou apaixonada por esse caminho de arvores, que sensação boa.
    Viagens sempre nos deixa com um amontoado de fotos né, amei ver as suas e conhecer um pouco desse lado de Florença.

    ResponderEliminar
  11. Uau, que lugar incrível! Queria ver os videos que gravaram nos corredores, hahahahah
    Italia é um lugar que ainda pretendo visitar, acho lindo demais e a experiência deve ser única.

    ResponderEliminar
  12. Um dia eu ainda vou conhecer esse lugar, quero conhecer o mundo.
    Adorei as suas fotos, esse Jardins de Bobolli então... Adoro natureza, ele é um encanto. (Garotas Devorando Livros)

    ResponderEliminar
  13. Olá tudo bem ...
    Mas que blog maravilhoso e digno a uma parceria pois trata-se de uma cidade que penso que todos gostariam de conhecer ...
    Parabéns pela dica ..
    www.robsondemorais.blogspot.co.br

    ResponderEliminar
  14. Nossa, que maravilha de passeio! Nada como conhecer um lugar lindo como esse junto com amigas que tornam a viagem mais divertida! Florença entrou para minha lista dos sonhos.

    ResponderEliminar
  15. Estar junto com amigos e sempre muito bom , e que passeio incrivel vc fez super amei o post

    ResponderEliminar
  16. Menina,
    adorei sua viagem, q fotos lindas e que lugar maravilhoso. Poxa, dá até inveja. Confesso que fiquei boquiaberto com o Campanário de Giotto, mas não tenho tanta vontade assim de ir em Pisa. É linda, mas a Itália é tão incrível e tem tanta coisa q eu queria ver mais.
    Enfim, adorei o blog e o post. :D

    ResponderEliminar
  17. Adoro! Fiquei com vontade de lá ir! Esta na minha lista de viagens deste ano. Simplesmente é uma viagem que quero há muito tempo...
    Beijinhos



    Rafaela BorgesKnightLaand
    - - - - facebookinstagram - - - -

    ResponderEliminar
  18. Olá,

    Floresça parece ser uma cidade linda, daquelas que nos acolhe e que nos sentimos muito bem em todos os sentidos. Gostei muito de conhecer os locais que você visitou, pois de certa forma me deixou mais próxima da cidade. As fotos ficaram lindas, babei em todas elas e nos locais. Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  19. Oi Mani! Eu sou descendente de italianos. E um dos maiores sonhos da minha vida é fazer uma grande viagem pela Itália. E ver essas fotos, lendo seu texto, só fez minha vontade aumentar, deu aquela aquecidinha no coração...
    Lindo lindo! Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  20. Nossa, pelo que vi aqui,Forença é um museu a céu aberto. Que arquitetura mais linda e quantos locais lindos!!! Adorei esse post.

    ResponderEliminar
  21. Olá
    Essas cidades italianas são muito lindas, eu queria muito poder visitar, adoro turismo em cidades históricas.
    Suas fotos estão muito lindas

    ResponderEliminar
  22. Que viagem linda, quero muito ainda conhecer Florença e com seu post fiquei ainda com mais vontade.

    ResponderEliminar
  23. Que locais maravilhosos que visitou!!! Florença é um museu a céu aberto,estou admirado pelas belezas fotografadas que fez. Lindo post.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário