Todos os caminhos vão dar a... Santiago de Compostela

Olá,
Sei que o ditado não é este (do título), mas acho que se adequa perfeitamente a Santiago de Compostela, pois existem centenas de caminhos que levam os peregrinos até àquela cidade.

Quem me tem acompanhado nas redes sociais, notou que fui recentemente a Santiago de Compostela em trabalho (um congresso), mas mesmo assim acho que consegui captar a essência da cidade. Conheci apenas a zona velha que, segundo me disseram, é a mais bonita e mais genuína.



E, sem mais demoras, vamos lá...

Onde (e o que) comer

Desta vez não tenho tantas opções como de costume, pois fizemos apenas uma refeição fora porque as restantes estavam incluídas no congresso. Contudo, gostei do restaurante onde fomos, pois o pessoal foi muito simpático e a comida estava boa. Na verdade, foi a refeição que gostei mais de todos os dias que estive lá! O restaurante chamava-se El Papatorio e optámos por escolher uma série de tapas para partilharmos, embora houvesse muitas outras opções disponíveis.




Uma vez em Espanha não podemos deixar de lado o chocolate com churros. Este foi no café bar El Muelle. Admito que comi e chorei por mais!! Eheh...


Por fim, não podemos deixar de referir a conhecida Tarte de Santiago. Na manhã em que viemos embora fomos buscá-las a um convento (Monasterio de Benedictinas) nas imediações da catedral, onde as monjas nos atendem por entre grades que só são abertas no final para nos darem as tartes perfeitamente empacotadas. Estas não têm prazo de validade e não podiam ser mais caseiras. Como é um doce típico de lá, provei em vários sítios, mas foi só cá em Portugal que provei esta, a minha preferida!


Onde ficar

Adorei o hotel Carris Casa de La Troya! Era mesmo rústico, giríssimo! É verdade que o quarto era pequenino, mas o pormenor da pedra nas paredes arrebatou o meu coração! O pequeno almoço também era bom e a localização é bestial! Fica muito perto da catedral e de todos os pontos turísticos, pelo que fizemos todos os caminhos a pé.



O que ver

Houve vários pontos turísticos que recomendo e também fiquei a saber algumas curiosidades desta cidade que estou mortinha por vos dar a conhecer :)

Catedral de Santiago de Compostela

Pois claro que esta tinha que ser a primeira atração turística a ser comentada! É realmente imponente e de uma riqueza arquitetónica indiscutível! Foi construída sobre o túmulo do apóstolo Santiago e tem sofrido várias ampliações ao longo do tempo. Não é efetivamente pela parte da frente que se entra na catedral, mas sim de lado! Há uma porta por onde os peregrinos entram para se lavarem dos seus pecados e outra por onde saem, já puros e prontos a pecarem novamente!
Penso que todos os viajantes já viram obras de restauro no exterior dos edifícios. Mas neste caso apanhei as obras no interior, pelo que basicamente o que se via era pó no ar e plásticos brancos a proteger os pertences da catedral... E aquele ruído gostoso de obras!! Contudo, a visita não foi perdida, pois a zona onde se encontra Santiago estava a descoberto e permitiam entrar lá dentro para dar o famoso abraço a Santiago (dei dois abracinhos só para garantir) para termos sorte. Por baixo encontra-se o túmulo do apóstolo. Efetivamente já li bastante sobre as filas para este abraço. Mas garanto que no final de janeiro e com o interior da catedral em obras, foi chegar e abraçar. ;)



Praça do Obradoiro

Esta praça enorme está cercada por quatro edifícios históricos com traços arquitetónicos muito distintos. De um lado temos o Colexio de San Xerome que foi fundado por estudantes e é um local de ensino. Em frente temos o Hostal dos Reyes Católicos de que falarei de seguida. De outro lado está a Catedral (onde os pobres veneravam Santiago) e em frente o Paço de Raxoi (na foto) que é a atual sede do governo municipal (aqui Santiago está representado como um cavaleiro e era aqui que era venerado pelos ricos). Inicialmente achei que esta praça era muito grande e vazia (nem sequer tinha um pelourinhozito ali no meio), mas depois percebi que assim é capaz de albergar mais pessoas, particularmente peregrinos. Aqui encontram-se com facilidade artistas de rua.


Outras praças

Existem outras praças que circundam a catedral e que valem a pena ser visitadas. Uma delas é a Praça de Praterías onde destaco a Casa de Cabildo que é o edifício da foto com portas e janelas vermelhas. E porquê? Porque ele fica perfeitamente enquadrado no espaço, mas é só fachada!! De facto, ele não tem mais de 2 metros lá dentro e está ali para embelezar a praça! Outra praça que vale muito a pena falar é a Praça da Quintana. É aqui que se encontra a Porta Sagrada da Catedral de Santiago que é aberta apenas no ano Jacobeu.


Hostal dos Reis Católicos

Mais um edifício impressionante! Há muitos anos, quando os peregrinos chegavam a Santiago de Compostela ficavam abrigados na catedral, onde comiam, bebiam, cantavam... Por ser considerado um local sagrado e devido ao facto desta conducta não ser considerada apropriada, construíu-se o Hostal dos Reis Católicos para abrigar e oferecer cuidados médicos aos peregrinos. Atualmente é um hotel de 5 estrelas possível de ser visitado. Tenho pena de não ter boas fotografias por ser de noite, mas é bastante bonito por dentro. Foi aqui que tivemos o jantar do congresso seguido de bailarico! Eheh...




Mosteiro de São Martinho Pinário

Este edifício não passa despercebido de maneira nenhuma! Fica muito próximo da catedral e por dentro tem um museu que pode ser visitado. Consta que queriam torná-lo maior que a catedral. Contudo, como não foi possível construirem mais para cima, construiram para baixo na tentativa que assim fosse maior em altura.



Centro histórico

É altamente aconselhável perderem-se nas ruas e ruelas do centro histórico de Santiago de Compostela! Parece que somos transportados para outra época completamente diferente. O que achei incrível foi encontrar uma igreja a cada esquina (fiquei a saber que existem quase 50 igrejas naquela cidade tão pequena). E se em Tomar o que se encontra por todo o lado é a cruz da Ordem dos Templários (como podem ver aqui), em Santiago de Compostela a concha da vieira não passa despercebida!





Contudo, para além da concha e da espada da Ordem de Santiago, fiquei a saber que havia outros símbolos característicos desta cidade: um deles é a pedra preta que se encontra por todas as ourivesarias. É uma pedra que "ajuda a proteger os peregrinos". O outro facto curioso é encontrarmos bruxinhas em todas as lojas de souvenirs! Eu comprei a da saúde, mas existem muitas outras como por exemplo, a da fortuna e a do estudante.



Parque Alameda

Penso que nenhum parque fica excecionalmente bonito no inverno (particularmente se tiver muitas árvores de folha caduca). E nestes dias pequenos em que anoitece mais cedo, não se consegue aproveitar tanto como se gostaria. Foi exatamente o que me aconteceu. Contudo, seja dia ou noite, tem que se passar por lá para cumprimentar "As Duas Marias", estátua que retrata duas irmãs que se  vestiam de forma excêntrica e provocavam os estudantes, depois de terem vivido horrores durante a guerra civil.


Fiquei agradavelmente surpreendida com a beleza natural desta cidade. Só tive pena de não ter tido tempo e oportunidade para conhecer melhor os edifícios por dentro. Como só conseguimos visitar algumas coisas ao fim da tarde, também interferiu com a qualidade das fotografias (particularmente quando o sol estava muito baixo).
Eu sei, eu sei... Só estou a arranjar desculpas para voltar!
Estando aqui tão perto, realmente é um crime não ir lá nem que seja uma vez na vida!

Espero que tenham gostado e que este pequeno guia seja útil.
Beijinhos

Comentários

  1. Eu (Pedro) tenho uma vontade enorme de percorrer o caminho até Santiago de Compostela. Nunca o fiz, mas é um desejo que tenho por cumprir. Um dia ainda a convenço a ir comigo!
    E tu, já pensaste em fazer o percurso a pé?

    Pedro & Telma do blogue de casal Ela & Ele - www.blogueelaeele.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já pensei e gostava. Mas antes ainda tenho que ir a Fátima!! eheh

      Eliminar

Enviar um comentário